Linha do Oeste | Reabre amanhã o troço Mira Sintra/Meleças e Malveira
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a circulação de comboios na Linha do Oeste vai finalmente ser reposta em toda a extensão da Linha, com a reabertura do troço entre Mira Sintra/Meleças e Malveira.
A abertura do troço compreendido entre as estações de Mira Sintra/Meleças e Malveira está agendada para amanhã, 2 de março.
“A partir do dia 2 de março, ficam restabelecidas as condições de exploração ferroviária em toda a extensão da Linha do Oeste, voltando a ser disponibilizado às populações um serviço de transporte de grande capacidade e eficiência e, com melhores condições de mobilidade e segurança.”, refere a IP.
No dia 5 de janeiro os comboios regressam à Linha do Oeste, mas somente no troço entre Torres Vedras e Malveira (ver artigo).
Em março de 2023, a IP anunciou que a circulação na Linha do Oeste entre Malveira e Torres Vedras ficaria suspensa durante 4 meses (ver artigo). A suspensão iniciou-se em abril, e em agosto, quando terminariam os quatro meses de suspensão, a IP informou que a circulação de comboios somente seria reaberta no quarto trimestre deste ano, ou seja, até ao final de dezembro (ver artigo). Mas a reabertura à circulação de comboios entre Malveira e Torres Vedras, apenas ocorreu no dia 5 de janeiro de 2025.
Segundo a IP, o atraso na reabertura da linha entre Malveira e Torres Vedras ficou a dever-se à necessidade de realização de obras adicionais, não previstas inicialmente, no túnel da Sapataria, no concelho de Sobral de Monte Agraço.
O atraso na reabertura da circulação de comboios entre Malveira e Meleças, segundo a IP, ficou a dever-se a“actos de vandalismo e furto de materiais, nomeadamente de sistemas de sinalização e de distribuição e alimentação eléctrica aérea, que comprometem as funções de exploração dos equipamentos de sinalização e passagens de nível instalados no longo deste troço”.
Pode consultar, aqui, os horários dos comboios.
Sobre as obras
Em março de 2020, a Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a empreitada para a modernização do troço da Linha do Oeste, entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras fora adjudicada pelo valor de 61,5 milhões de euros, no âmbito do Programa Ferrovia 2020. A obra foi adjudicada ao consórcio luso-espanhol, Gabriel A. S. Couto, S.A./M. Couto Alves, S.A./Aldesa Construcciones, S.A. e ficou à data a aguardar visto do Tribunal de Contas.
Em setembro de 2020, após o Tribunal de Contas ter dado o visto, a IP e o empreiteiro assinarem o contrato de consignação das obras no início do mês de novembro do mesmo ano, obras que deveriam ficar concluídas em novembro 2022.
Em maio de 2022 foi notícia o alegado abandono das obras por parte do consórcio responsável pela construção e o litígio entre o consórcio e a IP.
Após uma paragem de mais de 6 meses, a empreitada foi retomada “no início de novembro de 2022”.
A IP apontou como motivos para a paragem das obras “manifestas dificuldades técnicas e financeiras do consórcio a quem foi adjudicada inicialmente a empreitada”. Esta situação levou a uma “cessão contratual entre o consórcio inicial e um novo consórcio” o que é uma “solução complexa em termos jurídicos” e que originou “processos em tribunal”.